sexta-feira, 1 de julho de 2011

Juninho Afram


José Afram Júnior, mais conhecido como Juninho Afram, é um músico brasileiro, e é o guitarrista, vocal de apoio, e um dos criadores da banda cristã de metal progressivo, o Oficina G3. Juninho é o único integrante da formação original que continua na banda. Ele é membro da Igreja Cristã da Família e casado com Viviane Afram, e é pai de dois filhos, Pedro e Raphael.  Também faz parte do Tagima Dream Team, um grupo que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil. Já foi numerosas vezes considerado um dos melhores guitarristas do país, sendo comparado a grandes guitarristas como Frank Solari, Kiko Loureiro, Paul Gilbert e Edu Ardanuy.
Respeito ancorado em marcas que falam por si: em nove trabalhos lançados pela banda fundada em 1987, são 7 discos de ouro, alcançando mais de 1 milhão de cópias vendidas. No Grammy Latino, após duas indicações em 2005 e 2007, o prêmio veio em 2009 para o disco Depois Da Guerra. Some extensas turnês por todo o Brasil e também diversas passagens por Estados Unidos, Europa, América Latina e até Japão, shows para mais de 500 mil pessoas e apresentação histórica no Rock In Rio III.
Além disso, Juninho possui linha completa de produtos signature series pela Tagima, a maior fabricante brasileira de instrumentos musicais, sendo um dos principais endorsers da marca, com duas guitarras e um violão assinados por ele, entre os mais procurados dopaís. Juninho também possui signature das cordas NIG, dos cabos Sparflex e é endorser do pedalboard da Landscape e dos amplificadores Maverick.
Capa de revistas especializadas como Guitar Player  (cravando uma das 5 revistas mais vendidas da história da publicação - setembro/2008 - segundo a própria editora) e Cover Guitarra, Afram e o Oficina G3 já passaram por todos os principais veículos da imprensa nacional: Veja, Folha de São Paulo, MTV, Istoé, Estadão, Multishow, dezenas de jornais, sites, TVs, revistas, rádios, de todos os estados, ultrapassando (e muito) a barreira do gospel.
Juninho começou, na adolescência, tocando violão. Mais tarde ganhou sua primeira guitarra e, devido a falta de recursos, fabricava seu próprios pedais de efeito. Iniciou oficialmente seus estudos aos 13 anos em um conservatório de violão clássico, passando por professores particulares e anos mais tarde aluno de um dos maiores ícones da guitarra brasileira, Mozart Mello. Juninho também foi professor durante 10 anos, experiência fundamental. Mas foi mesmo como autodidata, na prática, dedicação e nos palcos, que Juninho definiu seu estilo, sua técnica, sua maneira particular de tocar e compor. Reconhecido principalmente pelo feeling e bom gosto com o qual interpreta as composições, Juninho conquistou merecidamente seu espaço entre os principais nomes da guitarra no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário